terça-feira, 25 de novembro de 2008

- Desenvolvimento e Consequências da Grande Guerra.

Em 1939 o exército alemãoinvadiu a Polônia, o que fez de imediato, a França e a Inglaterra declarem guerra contra a Alemanha. Assim de acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados ( cujo países integrantes eram Inglaterra, URSS , França, e Estados Unidos ) e do outro lado o Eixo ( sendo participantes a Alemanha, Itália e o Japão ).

De 1939 á 1941, foi uma época marcada por conquistas do Eixo, lideradas pelos alemães que conquistaram muitos territórios. O Japão também não ficou para trás, este anexou a região da Manchúria, e quanto a Itália, conquistou territórios da Albânia e da Líbia.

Em 1941, mais precimanete no dia 7 de Dezembro, o Japão atacou a base militar norte-americana, Pearl Harbor no Oceano Pacífico ( Hawaí ). Foi a partir deste momento que superpotência EUA resolver entrar ativamente na guerra do lado dos Aliados.

Depois da entrada dos EUA, e Eixo sofre várias derrotas. Vale lembrar que nesse momento tropas alemãs ocupavam e dominavam a França.

Agora veja a situação em que se encontrava os alemães :

- Invade a França e lá encontra resistência francesa, ou seja, mais conflitos;


- Hitler colocam o exército alemão na fronteira russa para inavasão ( com interesse no território, rico em minerais e petróleo ), o que faz com que a URSS de tornasse integrante dos Aliados. Vale lembrar que os russos utilizam da técnica da " terra arrasada ", no qual eles recuaram até a capital russa, e quando os alemães se aproximaram, já estavam com exército menor, com fome, e frio, já que enfrentaram o inverno rigoroso siberiano.

Assim se formam as três frentes de batalha contra o Eixo :

- A primeira frente, conhecida como Stalingrado, foi o avanço soviético até a capital da Alemanha ( Berlim ), com muita destruição;

- A segunda frente foi quando Inglaterra e França atacaram possessões italianas ao norte da África, e ocuparam a região;

- A terceira, conhecida como ataque a Normandia, foi o ataque inglês contra tropas alemãs que dominavam a França, em um dia nomeado ' Dia D '.

Como consequência das frentes de batalha, Benito Mussolini é demitido do cargo de líder da Itália, a qual a partir daí abandona a Alemanha e se torna integrante dos Aliados;

Assim, os países Aliados começam uma marcha rumo á Berlim, e cercaram a Alemanha por todos os lados, URSS á direita, França á esquerda e Itália ao sul.

Isso fez com que Hitler se suicidasse e a Alemanha, no dia 8 de Maio de 1945, se rendesse da guerra. Porém a guerra continuou no Pacífico, EUA e Japão continuaram os conflitos por mais três meses até os EUA lançarem as bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima ( 6 de agosto ) e Nagasaki ( 9 de agosto ), o que fez com que o Japão se rendesse e fosse declarado o fim da Segunda Guerra Mundial, com mais de 10 milhões de mortos.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

- Resenha do Filme : Olga.



É contada a história de uma mulher que é comunista chamada de Olga Benário Prestes. Ela nasceu na Alemanha e era filha de judeus. Olga liberta seu namorado, então os dois são obrigados a fugir para a antiga URSS, onde treinam técnicas de guerrilha , ela conhece um brasileiro chamado de Luis Carlos Prestes que se torna uns dos principais comunistas do Brasil. Quando Prestes tem que volta para o Brasil para retirar o Vargas do poder através de um plano Olga vai junto para escolta-lo.Durante este período cresce um amor entre Prestes e Olga a qual fica grávida de Prestes.

Quando Prestes e Olga tentam fazer o plano para tirar Vargas do poder eles (Olga e Prestes ) são derrotados pelas forças de Vargas.Após o plano que foi fracassado Olga seria deportada parta a Alemanha , então ela diz e está grávida e solicita asilo político por estar grávida de Prestes, no entanto Olga édeportada mesmo grávida aos sete messes.Na cadeia alemã ela dá luz a filha que fica com ela até acabar o período de amamentação após este período Olga é levada para morrer na câmara de gás então Olga morre.Obs: Olga coloca o seguinte nome a sua filha: Anita Leocádia Prestes em homenagem a mãe de Prestes.E só após de alguns anos é que a filha e o marido de Olga leram a carta de sua despedida .

~ Os Regimes Totalitários.



Chamamos de regime totalitário, fascismo ou totalitarismo a forma de governo autoritário em que o chefe do Estado (governante) tem total controle sobre as leis e centralisa todo o poder em suas mãos. Regime oposto á democracia, no fascismo não há liberdade de expressão ou opinião. O governo controla a imprensa e só permite a existência de um partido político. Toda a oposição ao regime é proibida e eliminada com violência e repressão. Foram exemplos de Estados Fascistas, a Alemanha, durante o período nazista de Hitler e a Itália do fascista Mussolini.

O Fascismo na Itália
Durante a Primeira Guerra Mundial, a Itália investia apenas na indústria pesada, e não dava importância ao setor agrícola. Logo ocorreu a queda da produtividade e, consequentemente, o aumento dos preços (inflação); assim estava instalado uma típica crise pós-guerra neste país.

Neste contexto é fundado o Partido Nacional Fascista (1921), do qual Benito Mussolini era participante. Os membros do partido, conhecidos como 'camisas negras', ogarnizaram a manifestação 'Marcha Sobre Roma', através do qual queriam a tomada do poder por Mussolini.

A liderança de Mussolini ganhou o apoio tanto da classe trabalhadora, quanto da burguesia.



Por parte dos operários industriais, pois eles estavam descontentes com a monarquia, sofriam com a crise do pós-guerra, preocupavam-se se a crise pudésse fortalecer as idéias socialistas, além de que achavam que Mussolini seria capaz de defender os interesses da classe trabalhadora. Assim apoiavam a formação de um estado autoritário.



Já a burguesia queria um governo forte, capaz de controlar a classe operária e recuperar a economia do país.


Podemos dizer que duas ferramentas foram essenciais para o fortalecimento cada vez maior do Fascismo : a propaganda e a educação. Por meio das propagandas, havia forte influência nacionalista, já a educação estava voltada para o desenvolvimento da disciplina e da militarozação dos jovens.


O Fascismo na Alemanha : Nazismo!

Assim como havia o fascismo de Mussolino na Itália, havia o fascismo de Hitler ( considerado o mais cruel dos ditadores do século ), mais conhecido como Nazismo.

Era um sistema muito parecido com o sistema italiano : utilizava a propaganda e o nacionalismo para fortalecer o regime, além do que nos dois, o contexto pós-guerra favoreceu á ascensão e consolidação dos poderes totalitários. Na alemanhã ainda havia outro motivo que favorecia o governo de Hitler : Tratado de Versalhes, imposto no fim da Primeira Grande Guerra, o qual considerava a Alemanha culpada pela guerra, impunham determinações á ela, como pagamento de indenisações, perca de territórios e desarmamento, isto gerou um sentimento de revanche dos alemães e dificultava o crescimento econômico do país.

A partir daí, surgiram dois grupos de pensamentos diferentes sobre o fututo político alemão : Um deles defendia a implantação do socialismo, e o outro pensava na aplicação do totalitarismo, o qual em 1919 fundou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou simplesmente Partido Nazista, que era dirigido por Hitler.

Vale lembrar que os nazistas eram totalmente contra a idéia socialista, ou qualquér tipo de idéia oposta ao sistema autoritário, e até por isso haviam perseguições á judeus, socialistas, homosexuais, ciganos, ou de qualquer cultura ou religião diferente da imposta por eles.

Em 1933 Hitler era Primeiro Ministro, ou Chanceler da Alemanha, como eles diziam. Em 1934, quando morreu o presidente Hundenburg, Hitler se tornou o líder absoluto na Alemanha. Logo implantou medidas para iniciar o Nazismo no país, tais como :

- Aliança com Benito Mussolini;

-Reconstrução do exército alemão e investimentos em armamentos;

-Expansionismo que usava a projeção do Nazismo pela Europa;

-Projeto de educação aos jovens, visando o militarismo e nacionalismo;

-Imposição de um único partido;

-Dissolução de partidos políticos e de sindicatos operários;

-Criação da Gestapo, que reprimia qualquer tipo de oposição ao governo nazista;

-Perseguição a minorias, seja por motivos políticos (Democratas e Comunistas), seja por descriminação étnica (judeus, homosexuais, negros e ciganos);

-Entre outros ...'

Assim o nazismo se expandiu pela Alemanha, e só acabou no fim da Segunda Guerra Mundial, juntamente com a morte de Hitler.














'Segunda Guerra Mundial ( O que gerou ? )




A Segunda Guerra Mundial ( 1939 - 1945 ) foi o maior e mais violento conflito armado que opôs os Aliados às Potências do Eixo. Os fatores que geraram essa grande guerra foram:

-A Ascensão dos regimes totalitários: A Segunda Guerra Mundial, para muitos historiadores nada mais é do que a continuação da Primeira, e elas são consideradas dentro de um só contexto, porém separadado por duas décadas. Podemos acrescentar também nesse período a Crise de 29, no qual abalou economicamente todas as partes do mundo. A queda da bolsa de valores dos EUA, foi a causa desta crise, que com o seu decorrer teve muitas consequências, como a pobreza e a fome!
Para solucionar essas crises econômicas, surgiram como 'duas sereias' (segundo nossa professora irônica), dois grandes líderes nacionalistas e ditadores, cujo objetivo era aplicar sistemas de governo nazifascistas! E foi isso que aconteceu. De um lado estava Adolf Hitler que estava num processo de expansionismo territorial na Alemanha, e do outro, estava Benito Mussolini representando a semi-unificado Itália! Mussolini leva o Partido Nacional Fascista ao poder, apostando num discurso nacionalista e imperialista, aproveitando o descontentamento dos italianos face aos partidos políticos.


-Sentimento de revanche pelos alemães: As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela Primeira guerra. As décadas de 20 e 30 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização da moeda alemã). Esses acontecimentos, geraram um clima propício para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.