quinta-feira, 20 de novembro de 2008

'Segunda Guerra Mundial ( O que gerou ? )




A Segunda Guerra Mundial ( 1939 - 1945 ) foi o maior e mais violento conflito armado que opôs os Aliados às Potências do Eixo. Os fatores que geraram essa grande guerra foram:

-A Ascensão dos regimes totalitários: A Segunda Guerra Mundial, para muitos historiadores nada mais é do que a continuação da Primeira, e elas são consideradas dentro de um só contexto, porém separadado por duas décadas. Podemos acrescentar também nesse período a Crise de 29, no qual abalou economicamente todas as partes do mundo. A queda da bolsa de valores dos EUA, foi a causa desta crise, que com o seu decorrer teve muitas consequências, como a pobreza e a fome!
Para solucionar essas crises econômicas, surgiram como 'duas sereias' (segundo nossa professora irônica), dois grandes líderes nacionalistas e ditadores, cujo objetivo era aplicar sistemas de governo nazifascistas! E foi isso que aconteceu. De um lado estava Adolf Hitler que estava num processo de expansionismo territorial na Alemanha, e do outro, estava Benito Mussolini representando a semi-unificado Itália! Mussolini leva o Partido Nacional Fascista ao poder, apostando num discurso nacionalista e imperialista, aproveitando o descontentamento dos italianos face aos partidos políticos.


-Sentimento de revanche pelos alemães: As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela Primeira guerra. As décadas de 20 e 30 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização da moeda alemã). Esses acontecimentos, geraram um clima propício para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário: